A maioria das pessoas já escutaram sobre IPTU, mas desconhecem seu significado bem como é realizado o calculo.
Quando se realiza um financiamento imobiliário, é importante você calcular todo mês a parcela devida e mais o valor do IPTU caso opte por pagar mensalmente ou não, de todo modo você precisa ter conhecimento sobre o valor do IPTU que você esta adquirindo.
O que é IPTU?
A sigla IPTU significa Imposto Predial e Territorial Urbano. Trata-se de um tributo (imposto) municipal cobrado dos proprietários que possuam imóveis em seu nome, residenciais ou comerciais dentro do perímetro urbano.
Cada imóvel possui um valor de IPTU diferente. Desse modo, uma pessoa que possui diversos imóveis, pagará o IPTU separado de cada um deles, e de valores diversos. Em alguns casos, se o imóvel for usado para locação, o pagamento é repassado aos inquilinos.
Esse tributo tem cobrança anualmente. É de responsabilidade da prefeitura de cada município informar aos proprietários os valores dos IPTU e as formas de pagamentos, a vista ou parcelado.
Em áreas rurais, não existe cobrança de IPTU, mas sim cobrança do ITR (Imposto Territorial Rural), que apresenta valor distinto.
Como é feito o calculo do IPTU?
Através do valor venal do imóvel, que se calcula o valor do IPTU do mesmo, geralmente esse valor venal não corresponde ao valor de mercado, sempre corresponde a um valor inferior.
Ao ter conhecimento sobre o valor venal do imóvel, é possível descobrir quanto será cobrado de IPTU, considerando a alíquota especifica pelo município a cada ano.
O que o IPTU cobre?
O valor arrecadado por meio do IPTU é encaminhado aos cofres públicos e deverá ser usado para o pagamento de diversas contas que a prefeitura precisa honrar. Como por exemplo, salários de servidores municipais, contratos de prestação de serviços, etc.
Em caso de proprietários inadimplentes, poderão sofrer consequência como aplicação de multas e juros sobre o tributo, inclusão na divida ativa e se for muitos anos sem o pagamento do IPTU, poderá inclusive perder o imóvel para quitação da divida, em forma de leilão.
A prefeitura de cada município geralmente envia para cada imóvel um carne para o pagamento do imposto., seja a vista ou parcelado. Caso você não tenha recebido, vá até a prefeitura da sua cidade e solicitar a segunda via.