Muitos jovens não veem a hora de morar sair, e finalmente sair debaixo das asas dos pais, ter seu cantinho, sua privacidade e desse modo, consequentemente tornar-se mais independentes. Mas, não se trata de uma simples mudança de endereço, sair da casa dos pais, implica em varias situações . Como por exemplo:
- Assumir responsabilidades financeiras que você não tem morando com seus pais. Por isso, é necessário esperar um pouco, segurar a ansiedade e se planejar com calma para alcançar esse objetivos sem muitas dificuldades.
Reuni algumas dicas para se organizar financeiramente para assim conseguir sair da casa dos pais:
* Quais são suas metas?
Para planejar a sua saída da casa dos pais, você em 1º lugar precisará definir metas para o seu futuro próximo. Com essas metas destacadas, você terá mais empenho e foco para realiza-las e utilizar o tempo a seu favor para se organizar financeiramente, psicologicamente e emocionalmente para essa nova etapa da vida.
Podemos citar como exemplo de metas:
- Definir uma data para a mudança de casa;
- Priorizar morar sozinho ou com algum amigo ou parente, para dividir os custos;
- Escolher as localizações que você acha interessante morar;
- Listar o que é importante ter no apartamento escolhido, o que não pode faltar.
* Despesas domésticas
Fique por dentro das despesas domésticas que você terá que arcar morando sozinho, como por exemplo: agua, luz, gás, internet, condomínio, compras de mercado, aluguel etc.
Dessa forma, você terá base para saber se você consegue sair da casa dos seus pais e arcar com todas essas despesas sozinho.
* Valores dos apartamentos na sua cidade ; faça uma pesquisa!
É importante você avaliar algumas opções de imóveis, para comparar os preços entre eles, de acordo com o tamanho e localização.
De acordo com a sua escolha de moradia, será possível retornar às suas metas ajustando o prazo se for preciso, para assim ter uma previsão da tão sonhada mudança.
*Burocracia
Tanto para alugar ou comprar um apartamento, você precisará ter todos os documentos necessários na mão. Em caso de aluguel, você precisará comprovar renda , precisará na maioria dos casas, ter um fiador que se comprometa a pagar seu aluguel caso você fique inadimplente. No caso de compra, você precisará tirar alguns documentos necessários para a realização da compra de um imóvel, e precisara arcar comas despesas de impostos sobre a compra de um bem imóvel.
*Guarde dinheiro
Tenha disciplina e comece a juntar um dinheiro extra.
Você decide qual será o valor por mês. Essa quantia poupada todo mês, pode ser muito útil em eventuais emergências.
Desse modo, seu orçamento doméstico mensal ficará livre e você não precisará recorrer a nenhum empréstimo para solucionar seus problemas financeiros.
Sair da casa dos pais não se trata de uma tarefa tão simples, é uma decisão muito importante. Não se trata apenas somente da vontade de sair de casa, ter sua independência, mas também é preciso se adaptar a essa nova realidade.