Hoje em dia, está muito comum, efetuar pagamento com cartão de credito por aproximação. No entanto, essa nova modalidade, fez surgir também uma nova modalidade de golpe, fazendo com que todos fiquem atentos para não perderem dinheiro.
Uma dica comum, é deixar o celular habilitado para toda compra efetuada com seu cartão de crédito. Também existem capinhas no mercado, que prometem bloquear transação não autorizada.
De acordo com a ABECS (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito e Serviços) , a cada 4 (quatro) compras efetuadas presencialmente com cartão de crédito, 1 (uma) é feita por aproximação hoje em dia. Até o fim de 2022, existe uma previsão que a modalidade de pagamento via aproximação chegue a metade das transações feitas no Brasil.
De acordo com alguns especialistas do órgão de defesa do consumidor, já existem inúmeros relatos de golpes e fraudes que envolve essa nova modalidade de pagamento. Sendo umas das práticas mais comum, quando os criminosos passam uma máquina de pagamento perto dos bolsos ou da bolsa de uma vítima que esteja distraída, para assim tentar concluir seu golpe.
Um conselho para os consumidores, dado pelo órgão O Procon-SP, para não deixarem os cartões que possuam essa função ativada, em locais que facilitem o acesso sem que o dono perceba.
Outra dica, já dita antes, é utilizar capas/cases de cartão protetoras específicas para esses casos de golpes. Geralmente são fabricadas com materiais de fibra de carbono, alumínio e plástico. Na internet essas capinhas e até mesmo carteiras, tem a promessa de bloquear o sinal, impedindo assim que o cartão de crédito ”se comunique” com a máquina do criminoso. Desse modo, o pagamento só será efetuado se o dono do cartão, tirar a capinha protetora.
Habilitar e Desabilitar Modalidade de Aproximação do Cartão de Crédito
Segundo o Procon-SP, o número de reclamações ligadas a esse tipo de golpe cresceu nos últimos meses.
Entre as principais situações estão os casos em que a função de aproximação foi habilitada sem que o dono tenha solicitado e/ou efetuado essa modalidade. Aí que mora o perigo!
Na maioria das situações, o cidadão/vítima só tem a descoberta que seu cartão tem a função de aproximação ativada, logo após se sofrer um golpe.
Segundo o Procon-SP : “Os bancos só tem direito de habilitar essa função com autorização do dono do cartão.”
A Abecs ressalta que a função pode ser desabilitada a qualquer momento.