O Brasil é líder no quesito de pagamentos digitais na América Latina. Aproximadamente 90% dos clientes bancários na América Latina utilizam alguma forma de banco digital, já o Brasil detém o 1ºlugar com 98% dos consumidores bancários, seguido pelo México com 94%.
O governo brasileiro promoveu um impulso digital através do Pix, essa plataforma de pagamentos instantâneos foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil. É um sucesso marcante desde sua estreia no final de 2020, com seis em cada 10 brasileiros usando -o regularmente.
Open Banking
Uma das tendências que vem ganhando força são as open banking, que tem como objetivo , reduzir as barreiras tornando os empréstimos mais democráticos, facilitando o compartilhamento de informações entre instituições, fazendo com que o cliente tenha total controle e escolha a instituição que oferece as melhores condições.
As FinTechs estão ganhando terreno muito rápido no Brasil, e o governo está tomando medidas para garantir que suas leis reflitam o novo normal. O emissor do cartão de crédito Nubank, a empresa de pagamentos PagSeguro e a carteira digital PicPay são as maiores empresas que provavelmente serão afetadas.
Brasil e Pix
Os pagamentos digitais se tornaram muito populares em todo o mundo, especialmente porque o número de indivíduos bancários continua a crescer. O Brasil, tornou-se líder em pagamentos digitais, graças à sua plataforma de pagamentos instantâneos, Pix, que mais da metade dos consumidores do país já usa.
Foi um caminho árduo de transição de uma economia de pagamentos mistos para uma economia digital. O país também tem que lidar com problemas de fraudes, que são corriqueiros.