Ter sua casa própria, na maioria dos casos é um grande desafio, já que a maior parte dos brasileiros sofrem com baixos salários e custo de vida elevados. Uma solução é fazer um financiamento imobiliário.
Uma das dificuldades ao se fazer um financiamento é sua aprovação, pois se trata de um processo bastante burocrático e rigoroso.
Como funciona o financiamento imobiliário?
O financiamento de imóveis é, basicamente uma compra parcelada. Acontece em casos, que não tem o valor total à vista e o financiamento surge como uma solução.
Você da uma entrada, geralmente gira em torno de 20% do valor total do imóvel e o saldo devedor restante é dividido em parcelas pagas todos os meses, durante um determinado número de anos, de acordo com a opção escolhida.
Aprovação do financiamento
Como se trata de valores altos, quando o assunto é financiamento imobiliário, um estudo meticuloso e seguro é feito, para se ter uma ”certa certeza” que o devedor honrará com o pagamento das parcelas.
São feitas análises minuciosas da vida financeira e profissional do pretendente ao benefício.
As principais informações a serem levadas em consideração, são: ganhos mensais, salario, vinculo empregatício, movimentações bancarias, ”nome limpo”.
Dicas para aprovação do financiamento imobiliário
1. Verificar o seu Score de Crédito pelo CPF
Verificar a situação do seu CPF é crucial para saber se existe alguma pendencia financeira em seu nome, pois se trata de um fator muito importante que pode impedir a aprovação de um financiamento imobiliário no seu nome.
2. Cadastro Positivo
Cadastro Positivo é o contrário de “mau pagador”. Com o Cadastro Positivo, são realizadas análises das boas práticas financeira no seu nome, pagamentos de contas em dia.
Uma boa maneira de comprovar que você é um bom pagador e que suas contas estão em dia.
3. Possua conta no banco que fará o financiamento
Nesse mundo, relacionamento com o banco é tudo, principalmente com o banco que será realizado o seu financiamento.
Com uma relação estabelecida, o banco tem conhecimento sobre sua vida financeira, o que ajuda muito em todo o processo.
4. Conta Bancária em movimentação
Só ter a conta no banco não é suficiente, é necessário movimentar a conta!
Faça com que seus ganhos sejam depositados todos ou maioria na conta em questão.
5. Reúna toda a documentação
Burocracia!!! Comece já a reunir todos os documentos para a solicitação do financiamento. Geralmente os documentos solicitados serão esses:
*RG e CPF;
*Carteira de trabalho;
*Comprovante de residência;
*Holerites e/ou comprovantes de renda;
*Extratos de bancos;
*Declaração de imposto de renda.
Dependendo do banco, ele poderá solicitar outros documentos adicionais.
6. Regularize a situação da sua empresa
Se você é empresário, é preciso verificar a situação cadastral e financeira da sua empresa e deixar tudo regularizado e certinho, veja a situação da empresa na Receita Federal, se existem ações ou dívidas de cobrança. Caso seja um empresário informal, é muito importante deixar tudo dentro da formalidade, abrindo uma empresa.
Com sua situação regularizada, a análise do CNPJ para a aprovação de crédito ficará bem mais fácil.
7.Simuladores de financiamentos imobiliários
Existem diversas ferramentas na internet feitas especialmente para você simular vários cenários de financiamentos. Um dos mais usados e famosos hoje em dia é o simulador da Caixa Federal, que pode ser feito tudo online (simulação).
Dessa maneira, você consegue ter uma base se quanto será necessário para a entrada do financeiro, em quantas parcelas você deseja fazer, taxas de juros e valores das parcelas.
8 – Comparação de Financiamentos pelas Instituições
*Faça uma boa pesquisa entre todas as instituições bancárias de sua preferencia para o financiamento, abra a conta somente depois de fazer uma comparação entre esses bancos.