A Isenção de IPVA (Imposto sobre a propriedade de veículos automotores pagos anualmente) depende do ano de fabricação do carro, mas o tempo máximo pode variar de estado para estado no Brasil, e quem é do time PCD (pessoa com deficiência) também não precisa pagar IPVA, de acordo com o benefício dessa categoria em particular.
Acabaram as festas de fim de ano, e agora? As preocupações com as contas de inicio de ano começam ! Especialmente esse ano…
No entanto, existe um grupo de motoristas que se livrarão dessa dor de cabeça relacionada ao IPVA em 2022, que esse ano especificamente deverá ser bem mais caro que nos últimos anos, relacionada a situação atual.
A cobrança do IPVA 2022 já está sendo divulgada em cada estado e cidades, através das prefeituras. O imposto é calculado sobre o valor do automóvel atualmente.
No estado do Amapá (AP), por exemplo, o IPVA 2022 não será cobrado para veículos que possuam mais de 10(dez) anos de fabricação.
Já nos estados do Amazonas (AM), Bahia (BA). Ceará (CE), Distrito Federal (DF), Espirito Santo (ES), Maranhão (MA), Pará (PA), Piauí (PI), Paraíba (PB), Rio de Janeiro (RJ), Rondônia (RO) e Sergipe (SE), a isenção se dará para carros fabricados em 2007 ou anos anteriores.
No estado do Mato Grosso (MT), a isenção do IPVA 2022 se dará para automóveis fabricados em 2004 ou anos anteriores.
Em São Paulo (SP), Paraná (PR), Mato Grosso do Sul (MS), Acre (AC), Alagoas (AL) e Rio Grande do Sul (RS), a isenção do imposto de 2022 se dará para veículos com 20 ( vinte) anos de fabricação ou mais.
E em Santa Catarina (SC) e Tocantins (TO). a isenção do IPVA 2022 será para automóveis com 30(trinta) anos ou mais de fabricação. O mesmo acontece em Minas Gerais (MG), desde que estejam com placa preta.